terça-feira, 13 de outubro de 2009

RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO E INDUSTRIAL

Podemos definir resíduo como processo de diversas atividades: industrial, doméstica, hospitalar, agrícola, comércio e etc., a geração do mesmo está vinculada a atividade humana, sendo classificado como liquido e sólido.
São vários os riscos ambientais e sanitários que os resíduos apresentam principalmente, se depositados em lugares indevidos. Dentre eles podemos citar a poluição das águas, dos solos, poluição do ar, problemas econômicos e sanitários,
Por sua vez, a necessidade no tratamento e transformação dos resíduos vem impulsionando as empresas e a sociedade a repensar a destinação dada ao lixo. Dessa forma, a implantação da coleta seletiva facilita o processo de reciclagem, permitindo vantagens econômicas, sociais e ambientais.
Entre os principais benefícios da reciclagem as principais são: redução do volume de lixo pelo uso direto de materiais recicláveis, transformação de certos resíduos em matéria-prima reutilizável, economia de energia, conservação dos recursos materiais, aumento da vida útil dos aterros, racionalização e eficiência na recuperação e comercialização dos resíduos sólidos, novas oportunidades de negócios para a iniciativa privada, absorção de mão-de-obra e melhor qualidade de vida.
Portanto, a reciclagem possibilita uma série de vantagens, um exemplo, são os resíduos líquidos, chamados também de lexiviados, possuem em sua composição, elevada concentração de matéria orgânica, de azoto e de materiais tóxicos. Quando reaproveitado serve, principalmente para alimentar animais domésticos (restos de alimentos) e produção de fertilizantes – compostagem.


Por Mário Cley S Pinto

Grupo 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário