Existe uma grande necessidade de aumentar a produção de alimentos no mundo, pois para suprir as necessidades globais por alimentos seria preciso aumentar e muito a extensão de áreas cultivadas com produtos destinados à alimentação humana e animal. Porém, quando se trata da produção agrícola de alimentos, existe um embate entre produtor/governo/mercado mundial, vez que nem sempre se pode chegar a um ponto de equilíbrio, em que o produtor consiga cobrir os custos de produção e obter lucro, ficando assim desestimulado a aumentar sua produção de alimentos.
Por outro lado, existe uma grande necessidade de aumentar a produção vegetal para biocombustíveis, persistindo a mesma problemática.
Numa visão econômica/financeira, nas duas áreas de produção existe sempre a incerteza: “Será rentável ou não?”; pois há uma dependência de vários fatores que irão influenciar nas quantidades produzidas e preços desses produtos, como clima, pragas, crise econômica etc.
Numa visão ecológica, as duas áreas provocam um grave impacto ambiental, pois destroem as florestas e utilizam grande volume de água. Já numa visão social, na produção em larga escala, todas as duas áreas têm sua contribuição para a humanidade, onde a primeira é acabar com a fome, e a segunda é oferecer um combustível que não polua o meio ambiente, preservando a vida no planeta Terra. Mas a produção a de alimentos também serve para levar um pouco de dignidade ao homem do campo, quando esta produção é feita em pequena escala, na qual cada família desfruta de um pequeno pedaço de terra para subsistência e comercialização do pouco excedente.
A humanidade hoje não consegue sobreviver sem o uso de combustível, porém sem os alimentos ela nem existiria. Como o homem é um ser que está sempre em evolução , vamos ,com certeza, chegar a um modelo que vai ter lugar tanto para produzir alimentos, como biomassa para combustíveis alternativos, já que os fósseis além de grandes poluentes são findáveis. Dessa maneira, o dilema: produção de alimentos versus produção de biocombustíveis bem como a busca por soluções para o mesmo irá persistir.
Autor: Antônio Ramos Midlej
Grupo 02
Autor: Antônio Ramos Midlej
Grupo 02
Nenhum comentário:
Postar um comentário